terça-feira, 7 de junho de 2011

Brasil e Estados Unidos iniciam novo diálogo sobre Defesa



Brasília, 03/06/2011 – Militares e diplomatas do Brasil e dos Estados Unidos iniciaram hoje (3), em Brasília, um novo intercâmbio de ideias e impressões sobre os rumos de ambos os países no campo da política e da estratégia relacionadas à área de Defesa. As conversações, chamadas de “Pol-MilTalks”, fazem parte do Diálogo Político-Militar Brasil-EUA, um canal de discussão bilateral que promete, a partir de agora, ganhar novo impulso.

A pauta do encontro, que reuniu aproximadamente 30 autoridades e especialistas brasileiros e norte-americanos, abrangeu desde o posicionamento dos países em questões de segurança regional, como a participação brasileira em operações de paz, particularmente no Haiti, até as possibilidades de parceria em acordos comerciais que envolvam transferência de tecnologia.

Segundo a Chefia de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, a retomada do diálogo militar entre o Brasil e os Estados Unidos foi útil para identificar áreas onde é necessário – ou oportuno – o aprofundamento das conversações, bem como para reafirmar as respectivas posições nacionais sobre os temas debatidos.

“Tivemos a oportunidade de colocar, num fórum adequado e em um plano equivalente, as expressões política e militar de poder nacional dos dois países”, afirmou o tenente-brigadeiro-do-ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério.

Para ele, o diálogo desta sexta-feira representou também uma chance para o Ministério da Defesa se apresentar dentro de uma nova realidade institucional, substancialmente alterada em relação ao último encontro, realizado em 2006, em Washington.

Para direcionar a atuação do Governo na questão da soberania nacional, foi promulgada, no final de 2008, a Estratégia Nacional de Defesa (END). Em 2010, foi sancionada a Lei Complementar nº 136, que cria o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, e foram editados decretos dispondo sobre a Nova Estrutura Militar de Defesa e sobre a reorganização da estrutura do Ministério da Defesa.

“Estamos passando por uma fase de profundas modificações, que estão sendo implementadas num contexto de redefinição do papel do Ministério da Defesa e de sua reestruturação”, disse o brigadeiro Mendes.

O encontro de hoje, que contou, do lado norte-americano, com a presença do secretário-assistente de Estado para Assuntos Político-Militares, Andrew J. Shapiro, será seguido por reuniões técnicas do Grupo de Trabalho Bilateral de Defesa (GTBD) nos próximos dias 7 e 8. Não há previsão de assinatura de acordos imediatos, mas sim de uma ampliação da cooperação existente.




FONTE: MINISTÉRIO DA DEFESA
Brasil e Estados Unidos iniciam novo diálogo sobre Defesa
https://www.defesa.gov.br/index.php/noticias-do-md/2454401-03062011-defesa-brasil-e-estados-unidos-iniciam-novo-dialogo-sobre-defesa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário